Como aplicar a comunicação menos invasiva

Certamente mudamos a forma de lidar com as diversas situações após a chegada do Coronavírus. E com isso, as vendas também passaram por inúmeras mudanças. Atualmente, o tipo do comprador consciente, que valoriza a empatia, as conexões humanas e a solidariedade, está em evidencia. Por isso, é primordial que uma empresa saiba como aplicar a comunicação menos invasiva no Marketing.Diversas adaptações estão surgindo nas estratégias de marketing e comunicação em nossa nova realidade. Precisamos agir diferente e lidar com os clientes de forma atualizada devido ao momento de crise atual. Do contrário, podemos sofrer consequências negativas para o nosso negócio e denegrir nossa marca.É então que começamos a comunicação menos invasiva, conceito psicológico, mas que certamente traz vários conceitos indispensáveis para os negócios e para os profissionais do marketing neste momento tão difícil e cheio de incertezas.

O que é comunicação menos invasiva

 A Comunicação menos invasiva é um método criado pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, que intitulou de “Comunicação não-violenta em sua sigla CNV. Apesar de trabalhar com os métodos da CNV desde os anos 60, Rosenberg publicou a obra em que trata sobre a teoria apenas em 1999. Desde então, os ensinamentos do livro intitulado “Comunicação não-violenta”Técnicas para melhorar relacionamento pessoal e profissional” têm sido aplicados nas mais diversas áreas. Em geral, esse estilo de comunicação tem a função de estabelecer relações pessoais mais autênticas, praticando o desprendimento de experiências anteriores para clarear os lados mais profundos que cada pessoa demonstra durante sua comunicação.Primeiramente, muitos confundem a comunicação menos invasiva com a passividade, o que pode trazer um grande prejuízo. No entanto, essa metodologia é completamente diferente disso.  A honestidade com você mesmo e com o próximo é a cereja do bolo deste tipo de técnica. Ou seja, exatamente o contrário de ser passivo em um relacionamento. Para executar de forma correta a comunicação menos invasiva é preciso um processo um pouco mais demorado. Quando começar um relacionamento, priorize a conexão. Além de analisar e julgar a maneira da outra pessoa de comportar, e tente sempre enxergar o que é necessário por trás de cada ação. Por isso, dizemos que, o marketing pode muito tirar proveito de ponto.

Como executar o método da CNV no marketing da sua empresa

Equipe aplicando método de comunicação menos invasivaO marketing é um dos segmentos que melhor pode tirar proveito da metodologia da Comunicação menos invasiva, pois este método traz noções importantíssimas de conexão pessoal que, executadas na comunicação com clientes, podem trazer belos frutos para qualquer marca ou empresa. Tudo isso pode melhorar muito os resultados do seu marketing de relacionamento.

Veja os quatro princípios básicos da CNV:

 
  • Observação: consiste em observar e compreender o que está acontecendo na comunicação com o outro, sem realizar nenhum julgamento
  • Sentimento: entender quais sentimentos a ação comunicacional desperta nas pessoas envolvidas
  • Necessidades: buscar a compreensão de quais necessidades estão por trás dos sentimentos gerados pela comunicação
  • Pedido: esclarecer, de modo objetivo e positivo, o que se espera da outra pessoa
A visão de que as atitudes invasivas são consequências diretas de necessidades não atendidas é apenas uma das grandes contribuições desta teoria. Trazendo para o marketing, os atos invasivos podem ser visualizados amplamente, por exemplo, uma exagerada crítica a respeito da empresa.Por isso, se faz necessário entender os quatro passos da CNV e saber executar cada um de forma precisa nos relacionamentos profissionais. Entender o que é necessário para o cliente é um assunto que é sempre discutido no Marketing.Porém, por diversas vezes, o profissional se esquece dos passos que antecedem esta compreensão, não levando em consideração o sentimento e focando apenas em noções de competição e produção.Outro grande erro de equipes do Marketing na aplicação da Comunicação menos invasiva, está logo no primeiro passo, na observação. Diversas estratégias, principalmente em publicidade e divulgação, são elaboradas com grandes julgamentos de valor, com base em generalizações e estereótipos.Dessa maneira, nunca iremos entender os sentimentos gerados e dar andamento em uma relação sadia. Estou certo que, se faz necessário compreender que a maioria dos seus clientes não tem disposição para praticar a comunicação menos invasiva no relacionamento com a marca.Por isso, o processo tem que envolver aprendizado, sempre compreendendo que teremos que executar de maneira totalmente diferente de costume.

O marketing digital também pode se aproveitar dos conceitos da CNV

Por mais que pareça estranho executar o método da comunicação menos invasiva no mundo digital, saiba que, o relacionamento é mais evidente do que pensamos.No caso, não devemos adotar prontamente a CNV em nossas estratégias, mas sim saber tirar proveito de cada ideia que ela tem de positivo, observando os pontos indispensáveis para a comunicação na internet.Quem trabalha com marketing digital já está mais que acostumado com a etapa de observação. Apesar que, geralmente realizamos isso de forma nada humana, observando apenas números, dados e métricas. De qualquer forma, é inegável que este processo acontece com enorme frequência. Cabe a cada profissional humanizar os dados e entender o ser humano por de trás dos gráficos.Sendo assim, compreendemos melhor os sentimentos que um monte de dados pode significar. Como, na maioria dos casos, a comunicação é unilateral, o profissional do marketing pode usufruir deste entendimento antecipadamente no momento de gerar seus conteúdos e matérias digitais.Por exemplo: depois de realizar as principais etapas de relacionamento interpessoal da CNV, você certamente terá noções e respostas criadas de quais necessidades surgirão através da leitura de um determinado texto ou da contemplação de uma determinada imagem.Isso coloca a seu negócio um passo à frente no relacionamento com o cliente – desde que tudo seja feito com a honestidade igual do método.Em suma, aprender a utilizar a maioria dos gatilhos mentais do marketing trazidos para a nova realidade, é extremamente necessário.É fato que este tipo de ação provoca necessidades e desejos, por isso, precisamos compreender que as necessidades atuais não são mais o consumismo sem noção, vazio e fútil, mas sim de compreensão, solidariedade, conexão e empatia.

Veja porque a comunicação menos invasiva é importante para o seu negócio

Já faz algum tempo que, o movimento do gastar conscientemente está mais forte no mundo todo. Com a chegada do coronavirus, ele acelerou mais ainda.Atualmente, consumir não é apenas comprar um produto. Está envolvido todo processo de escolha da marca, valores e propósitos que estão por trás da empresa. E não é apenas em propagandas e textos institucionais que enxergamos esses valores.É como cada um dos clientes e possíveis clientes se relacionam no dia-a-dia. Os consumidores já não enxergam mais a honestidade nas ações extremamente planejadas, devido ao excesso de informação a que somos expostos no atual mundo contemporâneo.Novamente, a questão das necessidades vem à tona. As maiores necessidades atuais não são as individuais, mas sim as coletivas.Sendo assim, nas estratégias de marketing da sua empresa, é necessário que isso seja levado a sério. Como entender e suprir as necessidades coletivas com que cada pessoa se preocupa? Como passar isso para cada um dos clientes? Estes estão entre os principais desafios da atualidade para o profissional do Marketing.A psicóloga Sofia Vargas comentou o uso da CNV em sua coluna no portal GUIA DE BEM-ESTAR, em um contexto pandêmico: “Todos estão sofrendo. Por isso, é fundamental, inclusive para as empresas, exercitar a empatia e praticar a Comunicação Não-violenta. Por isso o sucesso do livro de Rosenberg é evidente, que figura em listas de mais vendidos no Brasil atualmente, apesar de ter sido lançado em 2006 no país”.Para nós, que trabalhamos com Marketing, não pecamos por de mais com o cuidado, pois neste contexto em que todos estão se sentindo vulneráveis, já que os desentendimentos acontecem com muito mais facilidade, prejudicando a reputação da marca.Mais do que nunca, precisamos pensar com mais cuidado em nossas estratégias com base na Comunicação menos invasiva. 

E futuramente?

 A importância dos conceitos da CNV é evidente na elaboração de estratégias atuais. Mas, então, o que esperar do futuro? Uma pesquisa realizada pela Worth Global Style Network (WGSN) tentou prever o cenário de como será o consumidor de 2022, quando toda a situação da pandemia estará, certamente, amenizada.Se 2020 foi de medos e preocupações e 2021 não começou tão diferente, a expectativa dos especialistas é que 2022 seja marcado por otimismo em diversas áreas da vida, e que esse sentimento ganhe alterações no consumo de cada cidadão. Por isso, as sensações de alegria e prazer predominarão.Logo, as necessidades também sofrerão algumas alterações. Suas estratégias deverão ser capazes de reforçar os bons sentimentos. Para isso, o processo de humanização continuará sendo essencial, já que uma relação mal construída com o cliente pode quebrar toda a positividade do momento pós-pandêmico e prejudicar não só a sua marca, mas também as emoções do seu público. Outra expectativa de necessidade que a sua empresa precisa ficar atenta é a da coletividade. Após o longo período com interações sociais restritas, a tendência é que a população fique ligeiramente saturada de tecnologias, priorizando interações físicas “reais”.Aí está outro desafio para o marketing do futuro que teremos de lidar: como sanar essas necessidades em um mundo que caminha cada vez mais para as estratégias digitais? Mais uma vez, a resposta pode estar nos conceitos da comunicação menos invasiva.  

Deixe um comentário

Sobre Nós

Somos uma Agência de criação de sites localizada em SP.
Acima de tudo, focamos em como desenvolver websites perfeitos em seus mínimos detalhes.

Posts Recentes

Siga-nos

Vamos iniciar seu projeto?

Foque nas demais coisas de sua empresa e deixe conosco a criação de seu novo website.

Fale Conosco!
Olá, Gostaria de conversar agora com um especialista?