Certamente mudamos a forma de lidar com as diversas situações após a chegada do Coronavírus. E com isso, as vendas também passaram por inúmeras mudanças. Atualmente, o tipo do comprador consciente, que valoriza a empatia, as conexões humanas e a solidariedade, está em evidencia.
Por isso, é primordial que uma empresa saiba como aplicar a comunicação menos invasiva no Marketing.Diversas adaptações estão surgindo nas estratégias de marketing e comunicação em nossa nova realidade.
Precisamos agir diferente e lidar com os clientes de forma atualizada devido ao momento de crise atual. Do contrário, podemos sofrer consequências negativas para o nosso negócio e denegrir nossa marca.É então que começamos a comunicação menos invasiva, conceito psicológico, mas que certamente traz vários conceitos indispensáveis para os negócios e para os profissionais do marketing neste momento tão difícil e cheio de incertezas.
O que é comunicação menos invasiva
A Comunicação menos invasiva é um método criado pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, que intitulou de “Comunicação não-violenta em sua sigla CNV. Apesar de trabalhar com os métodos da CNV desde os anos 60, Rosenberg publicou a obra em que trata sobre a teoria apenas em 1999. Desde então, os ensinamentos do livro intitulado “Comunicação não-violenta”Técnicas para melhorar relacionamento pessoal e profissional” têm sido aplicados nas mais diversas áreas. Em geral, esse estilo de comunicação tem a função de estabelecer relações pessoais mais autênticas, praticando o desprendimento de experiências anteriores para clarear os lados mais profundos que cada pessoa demonstra durante sua comunicação.Primeiramente, muitos confundem a comunicação menos invasiva com a passividade, o que pode trazer um grande prejuízo. No entanto, essa metodologia é completamente diferente disso. A honestidade com você mesmo e com o próximo é a cereja do bolo deste tipo de técnica. Ou seja, exatamente o contrário de ser passivo em um relacionamento. Para executar de forma correta a comunicação menos invasiva é preciso um processo um pouco mais demorado. Quando começar um relacionamento, priorize a conexão. Além de analisar e julgar a maneira da outra pessoa de comportar, e tente sempre enxergar o que é necessário por trás de cada ação. Por isso, dizemos que, o marketing pode muito tirar proveito de ponto.Como executar o método da CNV no marketing da sua empresa
O marketing é um dos segmentos que melhor pode tirar proveito da metodologia da Comunicação menos invasiva, pois este método traz noções importantíssimas de conexão pessoal que, executadas na comunicação com clientes, podem trazer belos frutos para qualquer marca ou empresa. Tudo isso pode melhorar muito os resultados do seu marketing de relacionamento.Veja os quatro princípios básicos da CNV:
- Observação: consiste em observar e compreender o que está acontecendo na comunicação com o outro, sem realizar nenhum julgamento
- Sentimento: entender quais sentimentos a ação comunicacional desperta nas pessoas envolvidas
- Necessidades: buscar a compreensão de quais necessidades estão por trás dos sentimentos gerados pela comunicação
- Pedido: esclarecer, de modo objetivo e positivo, o que se espera da outra pessoa